A Influência árabe na gastronomia espanhola
É realmente impossível falar da cozinha espanhola ou da dieta mediterrânea sem destacar a importância do rico legado da gastronomia Al-Andalus. Grande parte da culinária atual da Espanha é herdeira da tradição árabe, um império que ocupou 70% do país e que permaneceu 8 séculos, até 1492, razão pela qual sua influência na gastronomia espanhola foi muito profunda. Refletindo não só na quantidade de ingredientes e pratos característicos, mas também nos procedimentos, usos e modos de cozinhar que os espanhóis herdaram.

Antes da chegada dos árabes, a comida espanhola baseava-se no consumo de cereais e vinhas, num território em que as hortaliças e frutas se destacavam pela ausência. Com a chegada dos árabes houve uma verdadeira revolução agrícola: eles introduziram açúcar, arroz, açafrão, frutas cítricas, nozes, aspargos, espinafre, alcachofra, tâmaras, bananas, damascos, coco e muito mais.
A influência da comida árabe também mudou, por exemplo, a ordem de servir dos pratos.
Segundo estudo do Centro Argentino de Estudos Internacionais, antes era costume servir todos os alimentos ao mesmo tempo, essa dinâmica mudo. Graças aos árabes, a ordem de servir dos pratos atual foi estabelecida: primeiro prato, segundo prato e sobremesas.

Doces com influência árabe
Um dos alimentos mais importantes que foram introduzidos na Espanha pelos árabes foi a cana-de-açúcar, exercendo assim uma grande influência nas sobremesas.
Quase 70% das sobremesas espanholas derivam de usos árabes, sobretudo porque foram os primeiros a cultivar e consumir amêndoas e mel, dois dos principais ingredientes de muitas sobremesas espanholas.
Os buñuelos, turrones e os mazapanes, bem como a habitual presença de açúcar fino e amêndoas, são reminiscências árabes que permanecem até hoje.
Uma das sobremesas da alta cozinha árabe mais apreciadas era o arroz cozido com leite, manteiga e açúcar; mais conhecido como “arroz doce”, uma sobremesa que faz parte do extenso livro de receitas da gastronomia espanhola.

Consequentemente, e dado que a gastronomia mediterrânea evoluiu em grande medida da cozinha espanhola, podemos afirmar que, em termos de variedades, técnicas e sabores gastronómicos, a chegada dos árabes à Europa significou um impulso decisivo para o seu desenvolvimento alimentar.
Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA no instagram fique por dentro das nossas dicas!
QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.
0 Comment